Os músculos responsáveis por cerca de metade da massa corporal de uma pessoa saudável. Os músculos podem ser comparados a “motores” que transformam a energia dos nutrientes em força permitindo a movimentação do corpo.
Os músculos são órgãos constituídos basicamente por tecidos musculares, cujas células são especializadas em contrair-se. No corpo humano há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco, e não estriado (ou liso). Os músculos esqueléticos constituem grande parte de nossa massa corporal. Eles totalizam 656 no corpo humano, com tamanhos e formas variados. Como pode ser observado na imagem a seguir:
Antagonismo muscular
As extremidades dos músculos estriados esqueléticos são geralmente afiladas e terminam em cordões fibrosos altamente resistentes de tecido conjuntivo, os tendões.
Estes ligam os músculos aos ossos, que são os pontos de apoio da ação muscular.Ao contrair-se, os músculos puxa os ossos aos quais estão ligado, entretanto, ao distender-se, não consegue empurrar os ossos.
Grau de contração muscular
Um músculo esquelético contrai-se quando as terminações axônicas de um nervo motor lançam sobre suas fibras musculares uma substancia neurotransmissora, a acetilcolina. Isso ocorre nas sinapses neuromusculares, que são os estreitos espaços entre as terminações axônicas e as membranas celulares das fibras musculares.
A acetilcolina liberada pelo axônio liga-se a receptores da membrana da fibra muscular, gerando nela um potencial de ação que desencadeia o processo de contração.A contração de uma fibra muscular esquelética segue a lei do tudo ou nada, ou seja, a fibra contrai-se totalmente ou não se contrai. O grau de contração de um músculo depende da quantidade de fibras estimuladas. Em condições normais, os músculos esqueléticos sempre apresentam umas poucas fibras estimuladas a se contrair. Quando essas fibras se relaxam, outras se contraem em seu lugar, de modo que todo músculo apresenta um estado permanente de atividade ou tensão muscular, conhecido como Tônus muscular. O tônus é responsável pela firmeza dos músculos, importante na manutenção da postura do corpo.
A imagem a seguir mostra a movimentação muscular de um jogador:
Contração isotônica e contração isométrica
A contração muscular pode ser isotônica ou isométrica. Quando o músculo encurta durante a contração, fala-se em contração isotônica. No caso se não ocorrer encurtamento do músculo durante a contração, fala-se em contração isométrica.
Fermentação láctica dos músculos
Durante um exercício muito intenso, o gás oxigênio que chega aos músculos pode não ser suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares. Nesse caso, elas passam a produzir ATP por meio de Fermentação láctica. Esse processo, embora menos eficiente que a respiração aeróbica, garante o suprimento de energia para a contração muscular em situações de emergência.
Doenças Musculares
Dentre as Principais estão:
Fibromialgia Fibromialgia uma doença crônica caracterizada por dor e rigidez muscular, em tendões e articulações. Além disso, está relacionada a distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
Miopatias
As miopatias são doenças musculares que se apresentam ao nascimento decorrentes de defeitos em genes que codificam proteínas musculares. A perda ou disfunção dessas proteínas leva ao aparecimento de características morfológicas específicas nos músculos, que podem ser observadas em estudos ao microscópio (biópsia).
Distrofia Muscular
O termo distrofia muscular refere-se a um grupo de mais de 30 doenças genéticas que causam fraqueza progressiva e degeneração dos músculos esqueléticos usados durante o movimento voluntário. Essas doenças variam em idade do aparecimento, gravidade e padrões dos músculos afetados. Todas as formas de distrofia muscular ficam piores à medida que os músculos degeneram progressivamente e enfraquecem. A maioria dos pacientes acaba perdendo a capacidade de caminhar.
Poliomiosite ou Dermatomiosite
A poliomiositeou dermatomiosite é uma doença inflamatória que afecta o sistema muscular. Tem um desenvolvimento gradual e geralmente aparece na segunda década de vida. O principal sintoma é a fraqueza muscular (principalmente nos músculos do tronco):leva a dificuldades em adquirir posição erecta, em subir escadas, levantar objectos, entre outras.
Avaliação
ResponderExcluirTexto (3,0)= 1,5
Vídeos (2,0)= 0
Imagens (1,0)= 0,5
Curiosidades (1,0)= o
Doenças (1,0)= 1
Criatividade (1,0)= 0,5