domingo, 5 de setembro de 2010

Sistema Esquelético

O esqueleto (conjunto de peças ósseas e cartilaginosas) além de dar sustentação ao corpo também tem a função de: proteger os órgãos internos, reserva de cálcio, local de formação de células do sangue e dar movimentação ao corpo, juntamente com os músculos.

Articulações ósseas


Articulação óssea é o local onde dois ossos fazem contato. Esse contato pode ter juntas fixas , deixando os ossos firmemente unidos, como acontece no crânio, ou podem ter juntas que permitem a movimentação, como é o caso do braço e do antebraço.


Dentre as articulações ósseas móveis destacam-se dois tipos:


-“Bola-e-soquete”: possibilitam movimentos giratórios (exemplo: ombros).


-“Dobradiça”: permitem movimentos de flexão em um único plano (exemplo: joelhos e cotovelos).


Para os ossos não se desgastarem eles devem deslizar suavemente, sem atrito, o que é garantido pela presença de cartilagens lisas nas extremidades dos ossos, além de haver uma lubrificação constante por líquidos viscosos.


Ossos e articulações móveis mantém-se no lugar graças aos ligamentos, que estão fixados fortemente ao periósteo, camada de tecido conjuntivo fibroso que reveste os ossos.

Partes do Esqueleto


Uma pessoa adulta possui 206 ossos, os quais são responsáveis por 14% da massa corporal. Existe uma variação muito grande entre o tamanho e espessura dos ossos, por exemplo, o fêmur, maior osso do corpo, tem cerca de 45 centímetros de comprimento, o que nem se compara aos 0.25 cm de comprimento que possui os ossos da orelha(bigorna, martelo e estribo).


Perceba a enorme variedade de ossos do corpo humano na imagem a seguir:


 
O esqueleto é dividido em dois grandes grupos:



Esqueleto Axial: Ossos da cabeça e da coluna vertebral, incluindo costelas.


Esqueleto Apendicular: Ossos dos braços e das pernas.


Ambos grupos conectados por ossos dos cíngulos dos membros.

Cabeça


Possui 29 ossos. Oito deles são convexos e firmemente unidos, os quais formam o crânio, a caixa arredondada que abriga e protege o encéfalo. Na região anterior do crânio localizam-se os ossos da face, com ressalte a mandíbula, o maior dentre eles, que por ser o único móvel da cabeça possibilita o abrir e fechar da boca.


Na figura abaixo pode ser vista mais detalhadamente os ossos que compõem a cabeça:



Tronco



Forma o eixo corporal. Formado pela coluna vertebral, costelas e pelo osso esterno.


Coluna Vertebral: Constituída por 33 ossos, chamados de vértebras, as quais formam um eixo firme e flexível, por se articularem em sequência e serem unidas por ligamentos. Entre cada vértebra há um tipo de cartilagem resistente, capaz de amortecer choques na coluna.


Vértebras Cervicais: são as sete primeiras e formam o pescoço, o qual é responsável por sustentar a cabeça.


Vértebras Torácicas: são as 12 vértebras seguintes, que juntamente com as costelas formam a caixa torácica, a qual tem a função de proteger órgãos internos como o coração e os pulmões, além dos principais vasos sanguíneos.


Vértebras Lombares: As cinco costelas seguintes da coluna, responsáveis de sustentar o corpo, devido a isso são as cinco maiores.


Vértebras Sacrais: Na pessoa adulta se fundem as cinco vértebras, formando o osso sacro. O Osso sacro juntamente com o cíngulo dos membros inferiores forma a chamada Bacia. O cíngulo dos membros inferiores é formado por um par de ossos, sendo cada um deles resultante da fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis.


Vértebras Coccianas: As quatro ultimas vértebras da coluna, as quais também se fundem, formando o osso cóccix.


Os adultos tem sete ossos a menos na coluna vertebral do que as crianças, o que se deve a fusão das vértebras do sacro e do cóccix.


Costelas: ossos em forma de arco, ao todo há doze pares de costelas, as quais estão ligadas a vértebras torácicas. Os seis primeiros pares estão ligados por cartilagens ao esterno (osso achatado localizado no meio do peito), ficando assim denominados costelas verdadeiras. Os quatro pares seguintes são chamados de costelas falsas, por serem mais curtos, também prendem-se ás costelas acima delas. As duas restantes, denominadas costelas flutuantes, por terminarem em pontas livres.


Diafragma: Uma lâmina musculosa localizada na base da caixa torácica, separando-a do abdome, é responsável, juntamente com os músculos intercostais pelos movimentos respiratórios.


Veja detalhadamente a localização de cada osso do tronco abaixo:


Membros



Cada membro superior é composto pelo: braço, antebraço e mão.


O braço é composto por um único osso, o úmero. Já o antebraço possui 2 ossos, rádio e a ulna. A mão por sua vez é formada pelo carpo, região da mão com oito ossos, metacarpo, formada por cinco ossos alongados e as falanges, os ossos dos dedos.


Cada membro inferior é composto por: coxa, perna e pé.


A coxa possui um único osso, o fêmur (o maior do corpo). A perna possui dois ossos, a tíbia e a fíbula. O fêmur articula-se com a tíbia e com um pequeno osso localizado no joelho, a patela. O pé é formado por três grupos de ossos: tarso, composto por sete ossos, a região posterior ao pé. O metatarso, formado por cinco ossos alongados que se articulam com as falanges, os dedos dos pés.


O cíngulo dos membros inferiores prende os membros inferiores ao resto do corpo, além disso, também é responsável por proteger órgãos importantes como a bexiga urinária, parte do intestino grosso e, nas mulheres, o útero.


Visualize a representação óssea dos membros superiores e inferiores:




Doenças dos Ossos


Artrose: é uma doença mais comum e começa com a cartilagem, a cartilagem esta aderida na superfície dos ossos que articulam entre si, com o tempo, essa cartilagem vai se corroendo, fazendo o paciente sentir muitas dores.


Artrite: é a inflamação das articulações, em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas.


Osteoporose: doença grave que se caracteriza pela perda da massa óssea.


Doença de Paget: Doença não muito conhecida na qual áreas dos ossos apresentam um crescimento anormal tornando o osso mais frágil. É um distúrbio que pode afetar qualquer osso, sendo os mais atingidos o fêmur, os ossos do crânio, a tíbia, vértebras e clavículas.





Um comentário:

  1. tentamos engravidar por alguns anos em uma clínica local. não houve resultados. tentamos de tudo, mas nada. nos foi recomendado o uso de óvulos doados. Eu sei que temos que tentar remédios feitos à base de plantas. eu estava apavorado. eu não sabia como fazer isso e por onde começar minha busca. quando meu amigo me recomendou o dr itua fitoterapia na África Ocidental. Eu pensei que ela estava brincando. eu não sabia nada sobre aquele país e eu estava com medo de vergonha devo dizer que pensei que era um pouco... selvagem? de qualquer forma, ela me convenceu a pelo menos dar uma olhada. Eu fiz a pesquisa e pensei que talvez isso realmente seja uma boa ideia. dr itua tem preços razoáveis. também tem altas taxas de tratamentos bem sucedidos. além de usar ervas naturais. bem, devo dizer que estava convencido. meu marido tentou e agora podemos dizer que foi a melhor decisão em nossas vidas. estávamos tentando por tanto tempo ter um filho e de repente tudo parecia tão simples. os médicos e a equipe estavam tão confiantes e esperançosos que projetaram esses sentimentos em mim também. sou muito feliz por ser mãe e eternamente grata a dr itua e lori minha querida amiga. não tenha medo e apenas faça! tente medicina herbal dr itua hoje e vê diferente em cada situação. dr itua informações de contato... web www.drituaherbalcenter.com/drituaherbalcenter@gmail.com dr itua tem cura para as seguintes doenças. ,fibroid,infertility.herpes virus hiv/aids, als, parkinson,hepatite,diabetes..

    ResponderExcluir